Dica de Leitura: Um Sorriso ou Dois (Frederico Elboni)

Um Sorriso Ou Dois
Um Sorriso ou Dois
Autor:Frederico Elboni
Editora: Benvirá (+compre)
Páginas: 216
Ano de Lançamento: 2014
Adicione: SKOOB
 

Um Sorriso Ou Dois - Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossa perspectiva diante da vida. E, consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens – e haja conflito! –, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que as façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.

Antes de mais nada, quero que saibam que, ao terminar a leitura desse livro dado com auto-ajuda, eu estava sorrindo (aqueles sorrisos de orelha a orelha, bem largos, sorrisos daqueles de quando estamos apaixonadas, sabem?). Minha trajetória como fã/apaixonada pelo Fred começou há poucos meses, quando me deparei com o blog criado por ele, o famoso blog Entenda os Homens, não preciso dizer que vale muito a pena ler, né? Após o termino da resenha, corra lá e por favor, encantem-se assim como quem vos escreve.
"Sem perceber, eu aprisionava meus instintos de gostar, por medo de ter que arcar com certas consequências."



Antes de começar a falar do livro (desculpem a enrolação), quero parabenizar o Frederico. Há muito tempo eu não lia um livro escrito com tanta sinceridade. Venho percebendo isso, a cada livro de autores nacionais que tenho a oportunidade em ler. Os nossos escritores escrevem com a alma, não menosprezando os outros escritores, longe de mim fazer isso, mas ah, dá pra notar a diferença, até parece que eles sabem da nossa vida (pelo menos da minha, sim) e colocam-nas no papel. Temos um tesouro a cada livro nacional, abra-os e façam essa descoberta! (lembram que eu não gostava de livros nacionais né? Pois é, as coisas mudam).

"É muito fácil sofrer e colocar a culpa no outro."

Um sorriso ou dois é um livro um tanto quanto intimo. Como assim Lali? Calma, vou explicar. O livro é composto por curtos episódios onde, Frederico fala como "ele" e/ou homens gostam das coisas e como eles veem determinadas coisas. Ele acaba te sugerindo dicas e acreditem ou não, te mostra como um homem realmente pensa. Confesso que o livro ficou cheio de posts-its (sempre falo isso, né não?), e que o Fred acabou me levando a olhar tudo com os outros olhos, afinal, entender as mulheres não é fácil. Mas entender os homens é bem mais complicado.
Ele fala de um cotidiano simples, sobre o que acontece com qualquer casal ou até mesmo de um homem solteiro. O querer e não querer estar com alguém. Vou ser sincera em dizer que, em alguns parágrafos, parecia que estava levando uma bofetada em cada bochecha, por que sim, eu me identifiquei mais uma vez.
"Gosto do simples, eu e você, sem turistas. Quer mais simples do que isso?"
Os capítulos são bem curtinhos (o que é uma pena, pois queria mais, acabei a leitura em menos de um dia), e o mais legal: ele soube misturar todo esse cotidiano com umas crônicas de tirar o folego. A única coisa que eu conseguia fazer ao terminá-las era me culpar por não ter conhecido o trabalho dele há mais tempo. (sim, fiquei me martirizando por isso)

" A dor é sempre passageira, basta lembrar que o piloto é você."
O que cativou na escrita do Fred foi mesmo, o fato do livro parecer intimo demais. Em terminados momentos ele diz  "Ah, eu particularmente, gosto assim ou assim". O livro poderia ser resumido em uma palavra: autenticidade. Esqueçam a parte "auto-ajuda", até porque nem na orelha do livro, ele é rotulado assim. Abra o livro e "tchananã tchananã", apaixonem-se pela escrita simples e pela genialidade desse rapaz. Espero que ao acabar a leitura da resenha, e do livro, você possa esboçar um sorriso. Ou dois.

"A vida é isso: riachos de amor, mares de saudades e cachoeiras de arrependimentos. Então, que aprendamos a nadar." (pag. 131)

Nenhum comentário:

Postar um comentário